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Você conhece a sua empresa?

Revista D Marília - edição Set/Out

Nesses 13 anos de experiência em aprimoramento de gestão e suporte á empresas, quando vou dar consultoria para um novo cliente, sempre começo com a mesma pergunta: Você realmente conhece a sua empresa?

NO CENÁRIO ATUAL - Pode parecer uma pergunta simples, mas o assunto é serio. A conta, ainda em 2013, era de em média cinco mil novas empresas por dia no Brasil, contra cerca de mil novas empresas em 2012. Com todos os incentivos do governo, novas empresas é o que não param de surgir no país - mas e infelizmente, poucas sobrevivem. É por isso que a saúde de uma empresa depende, muito além da organização interna; de sua capacidade de competir, afinal o mercado anda sufocante. Para sair na frente, você vai precisar conhecer muito bem o seu produto e o mercado, ter um padrão de gestão que funcione para o seu negócio e daí estabelecer sua estratégia para concorrer.

ONDE MORA O PERIGO - Muitas vezes me deparo com empresários que ainda não adotaram um padrão de gestão definido e personalizado, pois se consideram pequenos e prorrogam essa questão para um “momento mais apropriado”, porém o mundo não pára meu caro. Sua empresa pode ter nascido por diversos motivos – desde as tendências de evolução da sociedade, uma situação financeira inesperada, até mesmo o desejo de alterar a situação profissional – o tão sonho de ser dono do próprio negócio. Não tem como, todas as empresas quando começam, são obviamente pequenas, e é por esse motivo que muitas vezes o empresário cai na armadilha de não controlar totalmente seus dados, processos e números, deixando essa tarefa para o mês que vem, para o ano que vêm – e os problemas vão se somando, até culminar em situações para lá de desastrosas.

COMECE AGORA MESMO - Independente do tamanho da sua empresa é fundamental ter o quanto antes um bom padrão de gestão personalizado, para garantir o controle dos processos e finalmente enxergar qual o seu lugar nesse mar revolto chamado: “mercado”.

FAÇA VOCÊ MESMO - Para chegar a um nível de organização aprofundado, um bom sistema de gestão que te permita registrar os aspectos do seu negocio ajudam bastante, porém, você pode começar a se organizar “artesanalmente” mesmo. O SEBRAE, por exemplo, tem inúmeros modelos de gestão a disposição.

Para te auxiliar a escolher o seu, elaborei uma breve lista de questões relativas á sua empresa, que te ajudarão a encontrar o padrão de gestão mais adequado para você.

PARA CONCORRER VOCÊ PRECISA DESCOBRIR ONDE ESTÁ E PROJETAR ATÉ ONDE QUER IR

CADASTRO
Quem são seus clientes, onde eles estão quais seus hábitos de consumo?

QUALIDADE
Quem são seus fornecedores e parceiros?

MONITORAMENTO
Quanto custa o seu produto e/ou serviços?

METAS
Quanto você faturou hoje?

CONTROLE
Quanto você ganha em cada venda?

LOGISTICA
Qual o seu estoque?

PREVENÇÃO
Como anda o seu fluxo de caixa?

PRECAUÇÃO
Quem são seus principais concorrentes?

MISSÃO POSSIVEL
Qual é a sua capacidade de venda, produção ou prestação de serviços atual?

CONTABILIDADE
Qual sua carga tributária atual?

Somente depois de ter organizados esses aspectos é que você vai poder dizer que conhece a sua empresa.  E aí, meu amigo, com o domínio do seu negócio, você poderá alçar novos vôos e enfrentar a sua concorrência de frente. Lembre-se de que, mesmo com uma equipe altamente qualificada, é o olho do dono que garante o sucesso da empresa. Pense nisso!

José Luis Leite diretor da Mercosistem, Consultor em Gestão de Negócios, Administrador de Empresas, Contabilista com mais de 37 anos de experiência no mercado brasileiro.

E-mail:joseluis@mercosistem.com.br – facebook: Jose Luis Leite
 

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